terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Conheça Clase 406, a novela cheia de "Rebeldes"

Bom, estou aqui para falar hoje da novela Clase 406, novela que estreou em 2002 e teve muitos atores conhecidos no aqui Brasil pelas atuações em Rebelde. Ainda não foi exibida no Brasil.



Clase 406 (Classe 406 ou Sala 406, como vocês preferirem) foi uma uma telenovela juvenil mexicana, exibida na Televisa entre 1 de julho de 2002 e 31 de outubro de 2003 em 349 capítulos, se tornando assim uma das novelas mais longas da Televisa, claro, juntamente com a própria Rebelde.
É baseada na série colombiana Francisco el matemático, exibida entre 1999 e 2004. A trama foi dividida em quatro temporadas.

Nesta novela, produzida por Pedro Damián, mesmo de Rebelde, temos como protagonistas nomes já conhecidos aqui, como os RBD's, Dulce María (como Marcela) e Christian Chávez (como Fernando "Fercho"), Alfonso Herrera (como Juan David "Juancho") - ele começa com pequenas aparições a partir do capítulo 10 e depois se integra à "Clase 406" durante a primeira temporada; e Anahí (como Jéssica) - que entra na terceira temporada, à partir do capítulo 150. Além de outros nomes conhecidos aqui no Brasil, como Sherlyn, a Solange de Camaleones (como Gabriela "Gaby") que acaba sendo a maior protagonista da novela, Grettel Valdez a Prof. Renata em Rebelde (como Daniela), também fazem parte. Outros nomes pouco conhecidos no Brasilcomo Aarón Diaz (como Enrique "Kike"), Francisco Rubio (como Carlos "Caballo"), Irán Castillo (como Magdalena) e Sara Maldonado (como Tatiana).


A história se passa na "Preparatória Rosário Castellanos" ou "Prepa 10 (diez)" um colégio público. Os alunos estão fazendo o equivalente ao nosso Ensino Médio, (1°, 2° e 3° anos) começam na Clase 406, mas ao passarem de ano vão para o 506 e o último, 606. O nome Clase 406 continua por ser o nome do grupo de amigos, formado naquele ano. A quarta temporada os retrata na faculdade.

A primeira temporada é bem curtinha, cerca de 40 capítulos, mas muito intensos. Ao começar pelo primeiro, onde já se passa um grande acontecimento, que percorre pelo menos pelas duas primeiras temporadas. O estupro de Gabriela pelo professor de Educação Física, que é o ator que faz o Gastão de Rebelde. A segunda temporada é o desenrolar da maioria das questões da primeira. Já na terceira, muitos personagens que estavam desde o início saem e entram novos. Destaque para a saída dos protagonistas Professor Francisco e de Magdalena, que fazia parte do grupo.



Me identifiquei muito com essa história. Pra mim, em alguns quesitos, comecei a gostar mais de Clase 406 do que Rebelde (que já assisti 3x). Pelo menos, com a minha realidade, de escola pública, sim. O grupo também gravou dois CD's, um de trilha sonora com outros artistas e um solo.

Os temas são diversificados, como a gravidez na adolescência, os primeiros amores, o amor em geral, dos adultos, de melhores amigos; sexo, drogas, valores, a amizade, violência familiar, a distinção de classes sociais, violência, deliquência, morte, tráfico de drogas e pessoas... Tudo o que uma novela pra adolescente mexicana deve ter! rsrsrs

Sem falar no figurino, que chega por muitas vezes, ser engraçado, mas fazia sucesso na época em que foi gravada. Tirando os aparatos tecnológicos, uma história atemporal, que pode acontecer em qualquer lugar.



Muitos atores de Rebelde estão nesta novela. Entre eles, a professora Hilda,  Alice, o diretor Pascoal, Pilar, que é irmã de Juan David, o Guilherme, que aqui é o diretor, entre outros rostinhos conhecidos entre as novelas mexicanas adultas e juvenis. 

Curiosidades: Foi nesta novela em que Dulce María e Alfonso Herrera começaram a namorar na vida real. Eles ficam namorados na novela na terceira temporada. Também foi onde Christian começou a pintar o cabelo de várias cores. 

Bom, o texto enorme é uma resenha convite para que você acompanhem. Eu já estou no capítulo 170,  de 300 e tantos e estou adorando. 

Quem quiser ver, segue o link oficial do canal da novela no Youtube. Completinha e em espanhol, diretamente postada pela Televisa. 




Comentem!!

Abraço,

William Brandão

9 comentários:

  1. Realmente a história é bem melhor que Rebelde, pois se acerca mais a nossa realidade! Eu já estou na segunda temporada, a novela é ótima!

    ResponderExcluir
  2. muito melhor que rebelde mesmo hehe ainda to no capítulo 10

    ResponderExcluir
  3. Comserteza rebelde tanbem é bm todos são as pessoas tem q saber ter criticas boas i ao mesmo tempo falar suas opinião e melhor do que falar q um e bm eo outro é bm

    ResponderExcluir
  4. Apesar de ter gostado muito da novela por ser mais realista do que rebelde, confesso que quando a assisti em 2012 a achei um pouco pesada. Acho que é porque não estava acostuma a ver os temas abordados em novelas mexicanas. Mas adoro o par Kike e Jessica(Aaron Diaz e Anahi) e a música dos enamorados interpretada por Dulce e Christian,a escuto até hoje.

    ResponderExcluir
  5. Que pena, eu já tinha ouvido falar em Clase 406 mas nunca pesquisei a fundo. E agora sabendo os assuntos abordados e os tipos de personagens na história da novela, me desabou e muito! Pois estou escrevendo uma história parecida sem querer. Ótimo! Agora vou ter que mudar os planos da minha história. Foi bom saber disso e a novela é boa mesmo, só que bem pesada. E parece até melhor que Malhação.

    ResponderExcluir
  6. https://www.youtube.com/playlist?list=PLS67Jd6VMpnf-WfnUXmowm9BjPAfTrY8a

    ResponderExcluir