quarta-feira, 18 de maio de 2016

Quando somos provados como o ouro


 Hoje vim compartilhar com vocês uma reflexão que li há um tempo atrás, numa fase complicada da minha vida. A cantora e atriz Dulce María foi quem compartilhou e senti que essa mensagem era pra mim, naquele momento. Desde então eu sempre lembro dessa reflexão e a guardo com carinho no meu coração, quando passo por momentos difíceis. A reflexão estava em espanhol, então eu traduzi.

QUANDO SOMOS PROVADOS COMO O OURO

O ouro para ser purificado deve passar pelo fogo. Ele passa por um processo de fundição e algumas etapas de preparação. O ouro é fundido a uma temperatura alta, até que se derreta, para ser limpo, mas me chamou muito a atenção, que ele não deve exceder o calor e a temperatura necessária. Logo, o mesmo passa por outro processo onde é batido para ganhar forma e finalmente, depois de cada etapa, sai resplandecente, brilhando em seu esplendor e reconhecido como o metal mais belo, e de maior valor. Assim também acontece conosco, existem atitudes e coisas que necessitamos mudar e que precisam ser queimadas, porque isso opaca nossa beleza interior e o brilho que DEUS depositou em nossas vidas.

No forno da aflição, nos tornamos desmontáveis e DEUS pode trabalhar com nosso caráter até moldá-lo através do “processo de fundição”. Nessa prova estamos mais suscetíveis e dispostos a ouvir a DEUS falar a nossas vidas e nos agarrar a ELE e reforçar nossa FÉ. Por trás de cada prova DEUS tem um propósito estabelecido para o nosso bem, ainda que no momento em que estamos dentro do forno não possamos entender. Quando passamos pelo fogo, DEUS não nos deixa sozinhos, DEUS entra no forno e permanece ao nosso lado até o fim do processo. Nunca nos fará passar por situações que não possamos enfrentar, e assim como o ouro não é submetido a um excesso de temperatura, DEUS sabe perfeitamente o grau de calor que podemos suportar. Quando o processo termina, saímos do forno livres de impurezas e de tudo o que nos impede de brilhar.

E quanto mais o ouro é batido para adquirir forma e depois passado pelo fogo, maior é seu valor, e assim acontece conosco, DEUS nos honra e nos faz brilhar com um valor incalculável. O diamante para ser polido, também passa por um processo, o de fricção. A ninguém (nem a você, nem a mim) nos agrada passar pelo fogo, mas é necessário que assim seja, para que logo depois de haver superado todos obstáculos que nos permitiu crescer e adquirir o brilho e valor que DEUS espera e quer de nós, possamos ser testemunhas das grandezas de DEUS e e sua infinita fidelidade e seu imenso amor. Nada melhor que ser provados e estirados no caminho, para ser ouro puro nas mãos de DEUS. Se trata de adquirir resistência, paciência, PERFEIÇÃO E VALOR!!! 

1Pedro 1:7 - Essas provações são para mostrar que a fé que vocês têm é verdadeira. Pois até o ouro, que pode ser destruído, é provado pelo fogo. Da mesma maneira, a fé que vocês têm, que vale muito mais do que o ouro, precisa ser provada para que continue firme. E assim vocês receberão aprovação, glória e honra, no dia em que Jesus Cristo for revelado" 
 
Zacarías 13:9 - "E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: O Senhor é o meu Deus."


18 comentários:

  1. Linda mensagem. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  2. Me ajudou no que estava necessitando.

    ResponderExcluir
  3. Me ajudou muito, a entender este versículo.

    ResponderExcluir
  4. Verdadeira palavra . somos provados como ouro . só q passa por situações difícil pode sentir o verdadeiro significado dessa palavra.

    ResponderExcluir
  5. Lindo de mas golria DEUS POR TUDO SENHOR JESUS e maravilhoso

    ResponderExcluir
  6. Benção de Deus esse conteúdo, obrigada por compartilhar! 🙏🏻

    ResponderExcluir
  7. Palavras com destino único. O ser humano.É isso aí!

    ResponderExcluir
  8. Glória a Deus falou muito ao meu coração,linda mensagem poderosa e edificante

    ResponderExcluir
  9. Belíssima e sinceras palavras...
    Em tudo isso Deus é glorificado... Nas nossas provação é onde o poder dele se aperfeiçoa em nos

    ResponderExcluir
  10. Amem gloria a Deus e verdade depois de passarmos pelo fogo vem a vitoria do senhor as maravilhas

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigado pelas suas palavras. A tua experiência nos enriqueceu. Que o Senhor continue a lhe dar discernimento e paz.

    ResponderExcluir
  12. Glória a Deus. Obrigado pela mensagem.

    ResponderExcluir